quarta-feira, maio 15, 2013


TERREMOTO ATINGE CAPITAL NORDESTINA.

Tremor de terra de magnitude 7.3 ocorrido no ultimo domingo em Salvador, teve como seu epicentro justamente a recém-inaugurada estação sismológica do Dique do Tororó. Estranhamente, segundo os geólogos, a onda de choque decorrente do fenômeno só causou danos em um ponto específico da região metropolitana distante 28,4 Km do epicentro do evento, entre os bairros Jardim das Margaridas em Salvador e Itinga em Lauro de Freitas. Abalou, balançou sacudiu... Como tudo na "Boa Terra", na "Terra da Felicidade" tem um 'que' de místico, eu suspeito que esse negócio de trocar 6 por meia novena (4,5); um estádio olímpico, um ginásio de esportes e um parque aquático por um campo de futebol com palanque para show mexeu com o equilíbrio do 'sagrado', dos santos e dos orixás. Eu me coloco na obrigação de ir ao recém-inaugurado estádio em busca de duas coisas; uma seria a placa inaugural para conhecer o novo estádio por seu nome. Quem foi mesmo esse Otávio Mangabeira? E esse Antônio Balbino? E a segunda seria o destino dado à estátua do Pelé que existia no acesso destinado à imprensa.
Outra coisa que tem me deixado encafifado, pensante aqui com meus crucifixos, patuás e medalhinhas de Nossa Senhora; o estádio Otávio Mangabeira era chamado de Fonte Nova sem problema, como a Av. Luiz Viana Filho é Paralela e a Mário Leal Ferreira é Bonocô. Estão chamando o novo estádio de 'Arena Fonte Nova', 'Arena Itaipava Fonte Nova' e outros nomes mais puxados para a ironia, e eu acho que qualquer nome precedido de Arena é que está provocando esses abalos sísmicos, porque do que eu me recordo só o "Gladiador" Russell Crowe, o "Ben Hur" Charlton Heston e os Leões se dão bem nas Arenas.

Nenhum comentário: